História da Fonte de Perfume Amati
Certa vez, há muitos anos, um alquimista estava trabalhando em um elixir à base de jasmim e cedro. O objetivo dele era trazer equilíbrio e energia para os momentos especiais da vida. Com uma gota do elixir seria possível obter uma tranquilidade única e um bem estar divino.
Uma fada que buscava aperfeiçoar seus poderes de cura encomendou um frasco do elixir. Quando estava pronto, ela ficou tão encantada com a força do elixir que guardou um pouco para usar em um momento especial.
Anos depois, em 2016, um casal empreendedor decidiu abrir uma loja de aromas e cosméticos chamada Amati, na cidade mais deslumbrante da serra gaúcha. Como atrativo, eles escolheram uma fonte de água para colocar na frente da loja. O que eles não sabiam é que aquela fonte mudaria os rumos da história da empresa.
Em uma noite fria de julho, perto da meia noite, um vigia noturno avistou uma cena inacreditável. Ele viu uma fada voando pela rua que estava deserta, foi quando ela parou para descansar no banco próximo da fonte da Amati. Intrigado com o que estava presenciando, o vigia, quase sem acreditar, aproximou-se devagar da fada. Perguntou-lhe se ela era real e assim conversaram durante horas.
Depois de muita conversa, a fada notou um certo desânimo no rapaz, que lhe confessou que o inverno estava muito rigoroso naquele ano. Então, a fada lembrou-se do elixir do tal alquimista, que levava sempre consigo e resolveu presentear a cidade com um alívio para os problemas que estavam enfrentando. Naquele momento, colocou 3 gotas do elixir na fonte, em questão de segundos, uma onda de tranquilidade e bem estar se espalhou pela cidade com um cheirinho fascinante.
A fada se despediu do rapaz e seguiu viagem, o sol apareceu e o cheirinho prosperou. Quando foram abrir a loja, os donos se depararam com aquele aroma maravilhoso e começaram a se perguntar de onde ele vinha, descobriram que era da fonte. O vigia que se preparava para ir para casa descansar, fez uma parada na loja e contou-lhes o acontecido.
No começo, eles não acreditaram, mas depois de alguns minutos a sensação de bem estar era tão grande que confiaram na história dele. O elixir é tão poderoso que até hoje é possível andar pelas ruas de Gramado e sentir um aroma sublime que vem da fonte que foi renomeada para Fonte de Perfume Amati.